domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween

A palavra Halloween tem origem na igreja católica.Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro. "Todo o dia de buracos" ( ou " Todo dia de Santos") é um dia católico de observância em honra de santos. Mas no século V  d.c, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano Nova céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O halloween marca o fim oficial do verão e o ínicio do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o ínicio do armazenamento de provisões para o inverno.

Aqui em Eindhoven não vi muita comemoração do halloween. Sei que aqui neste dia 30 , iniciamos um novo horário, atrasando em 1h nossos relógios.Também não começamos armazenar alimentos para o inverno, mas sim, comprar roupas para nos proteger do frio. Esta foi a passagem do dia de halloween. Os registros que consegui foi somente de uma vitrine de loja no centro e uma janela decorada aqui na minha rua. Assim fica registrado o "dia a dia" de "halloween".


 

Fonte de referência: Folha de São Paulo / Estadinho (30/10/1999)
Guia dos curiosos: http:/www.guiadoscuriosos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário