terça-feira, 21 de junho de 2011

Despedidas

Começo meu texto com um trecho desta música:
“Esta chegando a hora, é hora de partir, me dá uma dor no peito ter que ir embora...e deixar vocês aqui...mas eu não vou só, sozinho eu não vou...” e não vamos mesmo, levamos conosco amizades e muito aprendizado. Prova disso, tivemos dois encontros de despedida muito gostosos. Um na casa da Janaina, filha da Zely, minha amiga. Um encontro surpresa, onde ela convidou  alguns dos amigos que compartilharam nosso dia a dia aqui na Holanda. Foi uma farra boa ao som de música brasileira tocada pela Zé van Diamantina, mineiríssimo e degustamos uma deliciosa comida preparada com muito amor. Agradeço a todos pelo carinho.

O segundo encontro foi na casa do Paulo e Adriana. Ele, o grande responsável por estarmos aqui, é o orientador do Túlio. Abriram sua casa pela segunda vez, mas, agora para despedirmos, ou como diz ele: dar um até breve. Tudo preparado tipicamente brasileiro. Depois que vim pra Holanda ainda não tinha comido chuchu, que delícia! E o mais interessante e que viemos comer pela primeira vez jaca aqui na Holanda, muito saborosa! E para completar nossa tarde tão agradável, fomos contemplados pela natureza com lindos arco-íris. Acho que foi a melhor paisagem que poderia selar este novo começar. A todos que cruzaram nosso caminho, muito obrigado, cada um nos ensinou um pouco e não vamos esquecer. 

Casa da Janaina 

 


Casa do Paulo




domingo, 19 de junho de 2011

Londres... imperdível!


Minha ultima viagem na Europa, não poderia deixar de ser em Londres. E posso dizer que as minhas expectativas foram superadas. A viagem para Londres foi diferente das outras, pois a travessia é feita de barco e tem que passar pela migração. Começou aí nossa aventura. Chegando a Londres você sente o impacto! Não sabe pra onde olhar e o que olhar, é magnífico! Vai te envolvendo e quando percebe você está em meio a toda ousadia e contraste da cidade. Fizemos nosso principal trajeto a pé. Aos poucos íamos descobrindo a beleza dos pontos turísticos, sua rua com direção contraria, estilos dos carros (antigos, clássicos, novos, esportivos), seus ônibus de dois andares, pessoas estilosas, jovens uniformizados indo para escola, executivos elegantes, guardas parecendo que saíram de uma cena de filme, lojas ousadas (como a Harrods), pubs, protestos, festa acontecendo ao ar livre, enfim, tudo diferente! Mas, o que parece é que todos são o que querem e se respeitam. Você encontra todas as coisas ao mesmo tempo e lugar. Assistir a troca da guarda é muito interessante, é armado um verdadeiro show. A frente do castelo fica lotada. Realmente é imperdível. Além de apreciar Londres, tive um encontro delicioso com uma amiga que há 11 anos não nos encontrávamos a Lúcia Helena, que mora em Londres. Foi delicioso! Passamos um tempo com ela nos mostrando e explicando tudo e depois seguimos o roteiro por ela sugerido. Além disso, nos explicou como andar de metrô. Assustei com a profundidade do metrô de Londres, realmente faz jus a “underground”. Nosso passeio foi perfeito! Pena que o tempo foi curto, porque Londres tem muito a descobrir e viver. O comentário do Túlio é que gostaria muito de morar em Londres, quem sabe! Depois que se vai a Londres, é difícil ficar indiferente ao seu encanto.