sábado, 4 de dezembro de 2010

Dia de Sinterklass

Amanhã dia 05/1/2010, aqui na Holanda comemora o dia de Sinterklaas. É o dia em que o Holandês faz sua troca de presentes, ficando assim para o dia 24 pra 25 de Dezembro, somente a confraternização familiar. Ele é muito festejado por aqui. Ai vai a pequena estorinha de Sinterklaas contada a todas as crianças holandesa que nesta noite esta ansiosa pela sua chegada:

" Sinterklaas , Pedro Preto(ajudante de Sinterklaas) e o seu cavalo branco, navegam pelo imenso mar da Espanha em direção a Holanda.
No barco trazem muitos presentes para todas as crianças holandesas.
Estes presentes são doces e brinquedos,  pequenos e grandes.
Ao redor da lareira coloca os sapatos e dentro deles coloca uma cenoura ou um pouquinho de feno para o cavalo branco de Sinterklaas. Não pode esquecer de colocar também a lista dos presentes que deseja. 
Quando a lua aparece lá no alto do céu, no meio da madrugada, Sinterklaas e o Pedro Preto começa a andar por cima dos telhados e em cada casa deixam um presente.
Por isso de manhã, as crianças acham seus presentinhos tão desejados."
Esta é a estória de Sinterklaas. Na minha visão, a diferença entre o Sinterklaas e o Papai Noel, somente muda nos detalhes  como:  a roupa de Sinterklaas, por ele andar em um cavalo branco e pela data que se distribui os presentes. 
Mas esta sendo legal o Pedro vivenciar esta  cultura e ele entrou no clima...deixou a bota na porta da sacada e como não tinhamos cenoura, eu esqueci de comprar , deixamos biscoitinhos... Pedro agora  dorme mas na expectativa do presente do Sinterklaas.


2 comentários:

  1. Giselle estou adorando o blog, tudo muito lindo, as fotos dispensam comentários. bjos

    ResponderExcluir
  2. Amiga, fico feliz por compartilhar com vocês. É muito diferente toda essa cultura e a paisagem principalmente nesta época. Estamos aproveitando. Bjos

    ResponderExcluir