segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lixão (parte 2)

E não é que apareceram pessoas pra pegar coisas dentro da caçamba. Eu fiquei reparando, eles chegaram com o carro vazio e saíram com ele cheio...e como eu já tinha dito, coisas boas...máquina de lavar, microondas, aspirador de pó, bicicletas e muito mais...confiram!


sábado, 29 de janeiro de 2011

Lixão

O apartamento que alugamos aqui na Holanda, foi alugado com tudo dentro: móveis, utensílios da cozinha, roupa de cama. A imobiliária foi indicada pela universidade e a negociação foi feita através de emails. O meu grande receio foi que, quando chegasse, o apartamento estivesse mal tratado, com coisas usadas, pois, quando pedimos fotos eles falaram que não tinham. Fazer o que!?!? Não tínhamos outra opção se não confiar no destino...encontramos um apartamento simples e pequeno, mas todo reformado, com alguns pequenos detalhes que não me agradam, mas deixa pra lá... detalhe, tudo era novo: móveis, colchão, roupa de cama, talheres e coisas boas...fiquei admirada! Sempre escutei amigos brasileiros que vieram morar tanto na Europa como nos Estados unidos que o pessoal tem o costume de descartar as coisas que não fazem uso mais no lixo. Por aqui, várias vezes vi algumas pequenas coisas na porta como ténis, panelas, cadeira. Pois ontem foi colocado em frente ao nosso prédio uma caçamba grande...pensei que íamos ter algum trabalho por aqui, por ter um galpão meio que abandonado, solicitando uma reforma. Quando foi hoje acordamos com um barulho, uma pequena algazarra e aí constatei que a caçamba é para ser colocado as coisas descartadas e cada hora parava uma van jogando as coisas dentro. Fiquei observando e não acreditei, era tudo novo: ededrom, almofadas, pratos, panelas, bicicletas, televisão e muitos outros sacos que não vi o que era, mas acredito que deve ter muita coisa boa, que pode ser aproveitada. Detalhe que o tipo de roupa de cama, pratos e etc são parecidos com os que tem no meu apartamento. Ou seja, já tenho uma ideia para onde vão minhas coisas quando voltar para o Brasil! Minha vontade foi de ir lá para ver o que eu poderia aproveitar, mas por não saber como funciona este tipo de descarte, fiquei somente na vontade e toda hora vendo se tem alguém que vai ter a curiosidade ou vontade de pegar igual a mim...eu comprovei que realmente aqui é bem diferente!!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Diferente II

Outra coisa diferente é que quando peço dinheiro ao Túlio ele diz: tenho que tirar do RABO.... este é o nosso banco!

Diferente

...no dia a dia vou observando coisas que me chamam à atenção por ser diferente. Aqui tem muitas coisas diferentes e uma delas eu registrei . Este salão de beleza no centro de Eindhoven tem um semáforo para o controle de entrada, achei muito legal!  O holandês realmente é muito prático e aqui vai a tradução de acordo com o google, rsrsrs...
verde - você vai ser atendido rapidamente
amarelo - existe um período de espera
vermelho - informe-se sobre a espera

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Simplesmente Pedro

É gostoso selecionar fotos do Pedro, fico relembrando cada momento... como o tempo está passando depressa...divido esses momentos com vocês... recordar é viver !!!


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Entrando no esquema Holandês

Não sei se todos sabem, mas, é costume holandês em não almoçar. O holandês se alimenta bem no café da manhã e no horário do almoço ele come pão que tem variedades de acordo com o gosto de cada um e jantam, aí sim eles alimentam, mas não é como nós, comendo arroz, feijão,etc.. Nós como bons brasileiros e bons de prato não deixamos nos influenciar pela cultura holandesa. No inicio não encontrava muito as coisas de costume, mas logo fomos descobrindo, com ajuda de amigos, o nosso almoço e dentro do possível, ficou bem parecido com o do Brasil: arroz, feijão, verdura, salada e carne. O Túlio vem almoçar todos os dias em casa e o Pedro estava na escola no ano passado até as 12:00hs e também almoçava em casa. Nunca tivemos o costume de jantar. A noite sim, fazemos um lanche com pão. Mas este ano tudo mudou. O normal é que os filhos mudem por causa dos pais mas, aqui aconteceu diferente. O Pedro foi para escola e agora fica até as 14:45hs e aí sabem o que ele come? O “pão”. E sabem quem mais está comendo o pão na hora do almoço? Papai e mamãe!!! Mas, está difícil!!! Agora jantamos as 17:30hs, pode? Almoçar pão e jantar ainda está difícil, mas tivemos que entrar no esquema holandês.


sábado, 8 de janeiro de 2011

Brincando no trem

Eu e o Túlio voltando de Amsterdam descobrimos  algo que nos fez rir muito. Estávamos  sozinhos no vagão,  Pedro estava dormindo,  de repente começamos observar nossas imagens que refletia na janela, foi simplesmente ótimo, registramos para sempre lembrarmos deste momento engraçado...rir da própria imagem!!!


Curtindo família

Nosso presente de Natal foi receber nossa família...Mônica (irmã do Túlio) e nossas 2 sobrinhas lindas: Bia e Emília. Foi só alegria! Alegria delas por estarem vivenciando tudo novo e nossa por dividir dias de afeto, alegria e casa cheia de vida! Apesar da limitação devido ao clima, fizemos alguns passeios. O mais legal foi irmos patinar. É  simplesmente delicioso, mesmo ficando dentro de um andador...eu me diverti. Bia deu show com toda sua delicadeza e leveza, começou no andador e logo, logo estava a deslizar sozinha...em casa eles brincaram e brigaram, coisas de crianças. Fomos também ao Burgers’zoo na cidade de Arnhem, muito legal e diferente, eles recriaram os ambientes de acordo com o habitar do animal e ai você passa por todos os climas, quente, árido, frio e gelado... curtimos muito...e no último dia fomos para Amsterdam, de onde elas iam embarcar e íamos despedir.  Aproveitamos para um pequeno passeio pela cidade...pena que a hora chegou ...já estamos sentindo saudades, mas logo estaremos juntos. Obrigado, Mônica, Bia e Emília pelos dias que nos proporcionaram.

A virada

Aqui na Holanda só é liberado a venda de fogos de artifício no final de ano, então, é o dia todo vc ouvindo um estouro ali outro lá. Ficamos em casa e na expectativa de vermos os fogos a noite, mas a neblina não deixou vermos nada, víamos brilhos por todos os lados, mas não conseguíamos ver a beleza, agora o barulho foi muito, mas o brilho da noite não foi ofuscado pela neblina,  passamos a virada alegres e cheios de boas energias para este 2011 que iniciou.


Aniversário do Pedro

4 anos de vida do Pedro. O melhor presente que Deus nos deu, uma benção. É maravilhoso ser mãe e pai do Pedro. Não podia deixar de comemorar junto com as primas e tia, então, mão na massa. Fiz brigadeiro com ajuda da Mônica, bolo do chocolate, pão de queijo e um cachorro quente, bem brasileiro, mas com decoração holandesa: pirata com direito a bandeirinhas. Foi muito bom ver a alegria dele todo vestido de pirata soprando a velinha, viva o Pedro!!



Que farra boa!!!!

Para despedirmos do ano, nada melhor que cantar...afinal “ quem canta os males espanta” e resolvemos fazer uma pequena farrinha com a presença do Zé diamantina e seu violão, foi simplesmente show...eu  e Mônica soltamos a voz, coitado do Zé pra acompanhar e no final ainda tive meu maridão tocando só pra mim...que despedida boa do ano...que farra boa!!!

Natal

Eu amo Natal, adoro preparar a casa, o cardápio,  sair para comprar presentes, estar com a família, enfim, o clima de natal é muito bom e mexe com a gente. Este ano foi diferente, não conseguia entrar no clima, sempre lembrando da família longe, daquele clima que sempre vivenciei no meu país, mesmo assim aos pouquinhos fui enfeitando a casa. Dia 24 chegou e amanheceu nevando.Olhando da janela, pensei, pôxa este é o clima de natal, aquele natal que eu sempre via em filme, como “esqueceram de mim”, que hoje  é com certeza  sessão da tarde de algum canal de TV e aí não teve jeito, entrei no clima total. Saímos com a neve caindo, brinquei muito com o Pedro de guerrinha de neve e comprei lembranças, coisas gostosas para ceia e bobagens que fazem parte. Voltamos, preparei a ceia para a minha linda família, eu, Túlio e Pedro. Foi muito gostoso, lembramos de todos, sentimos muito a falta, mas aprendemos que independente de onde estamos, temos que ser feliz e o dia de Natal é sem duvida este dia de alegria e de agradecimento. Assim foi nosso Natal do outro lado do oceano...