sexta-feira, 20 de maio de 2011

Churrasco Holandês

Hoje fomos a um churrasco holandês lá na universidade, onde o Túlio estuda. Foi muito interessante...aconteceu em um local aberto de acesso a todos, mas, restrito ao departamento. Acho que ninguém se infiltrou como penetra...já tinham me falado como seria...você pega o que quer comer e faz...mas acreditei que poderia ser diferente..afinal holandês é tão organizado...mas  não foi desta vez. E agora eu posso dizer, não tem igual ao churrasco brasileiro, onde até aquela organização de ultima hora  se torna organizado...e  faz o churrasco ficar delicioso. Mas aqui foi tudo bem típico holandês e posso dizer que tirando o que não é normal em nosso churrasco , foi gostoso. Mas, o legal é que onde tem brasileiro, tem futebol...e o Paulo, o orientador do Túlio aqui, que é brasileiro comandou a pelada..e foi muito legal. O Túlio até suou...mas ele disse que a marcação foi cerrada e adivinham.... por uma mulher..porque o jogo foi misto. Enfim, foi tudo muito bom, mas to contando os dias pra comer um delicioso churrasco mineiro.



terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia das Mães - Praia de Scheveningen / Holanda

Domingo, dia das Mães, acordei com um lindo sol. Logo fui presenteada com um lindo girassol, que tinha o retrato de Pedro e ele todo orgulhoso lendo a mensagem escrita em holandês, um belo trabalho feito na escola. Depois do café, conforme o combinado, arrumamos para irmos conhecer o mar do norte, vamos a praia! Seria um dia muito diferente. No trem, começamos a reparar como estávamos transparentes e registrei este momento. Túlio e Pedro na total sintonia de brincadeiras. É delicioso vê-los brincar! Nos intervalos ganhei beijos e abraços carinhosos do Pedro que a todo momento dizia, hoje é seu dia, te amo!! Não tem presente melhor. Foi uma viagem divertida e tranqüila. Chegamos em Haia, procuramos um VVV, centro de informação turístico, para sabermos os pontos turístico da cidade, mas, não conseguimos visitar nada, pois, o Pedro tava tão ansioso pra ver o mar, que, logo pegamos o tram e fomos em direção a Scheveningen....  a praia. Tamanha foi nossa surpresa ao ver o mar. Que delícia de sentir aquela brisa, o barulho das ondas, pisar na areia... nossa, lembrei das praias do brasil... mas, com a diferença que a água é gelaaaaada! Eu e o Túlio mal conseguimos colocar o pé, ou melhor, você até consegue colocar por uns instante, mas daí...agora Pedro, esse parece nem ter sentido que a água era fria, só queria ficar dentro e pulando, nossa, como ele estava feliz! Eu já disse o quanto a Holanda me surpreendeu em vários pontos culturais, mas, eu fiquei muito surpresa naquela praia, a cada olhar eu via coisas diferentes, começando pelo bar com uns sofás enormes e os casais super a vontade, topless para todo lado que se olha, novinhas, meia idade, magras, fofinhas, todas a vontade, mulçumanas de lenço, mas, de biquíni, muçulmanas cobertas e eu até  achei que não ia ficar a vontade por não ter levado roupa de banho, porém, fiquei à vontade porque lá é assim cada um na sua e todos se divertem. Eu, Túlio e Pedro nos divertimos, foi um lindo dia das mães em um lugar que acho que é imperdível! Nunca tinha imaginado passar o dia das mães na Europa, com sol e na praia.... 


Esta foto em não podia deixar de postar, o Túlio fica todo constrangido neste banheiro público, mas não teve jeito...rsrsrs.


sábado, 7 de maio de 2011

Um dia em keukenhof

 Aproveitei o feriado do dia da libertação na Holanda e o convite da minha amiga brasileira/holandesa que reside aqui há mais de 20 anos para ir conhecer o parque das flores, o keukenhof. A preparação para ir foi diferente, pois, não teria a companhia dos meus dois fieis companheiros, Tùlio e Pedro. Eles optaram em não ir. É tão engraçado... a gente acostumou sair os três e assim fica faltando alguma coisa. Mas, deixei tudo bem organizado mesmo tendo a certeza que dois homens em casa sozinhos a desorganização é inevitável. Encontrei com a Zely na estação e seguimos de trem em direção a Leiden e de lá pegamos o ônibus para o parque que fica em Lisse. Este ano o tema escolhido para as ornamentações dos jardins foi a Alemanha, "País de poetas e filosófos", um tributo ao país que possui o mercado de exportação de bulbos mais importante e de onde vem o maior número de visitantes estrangeiros.

Na entrada a expectativa era grande para o que ia ver. Duas meninas trajadas tipicamente no estilo alemão nos recepcionaram. À medida que você vai caminhando começa a se deparar com jardins flores diferentes como tulipas, narcisos, hyacinthus, allium... diversas tonalidades de cores, tom sobre tom e até uma tulipa em homenagem a Ronaldo fenômeno...flores que são um espetáculo da natureza! O cheiro é delicioso, não das tulipas, mas, de outras flores. Diverti-me tirando fotos e fazendo poses. Senti-me a vontade. Deu a sensação que estava hibernada e agora via cor e sentia o calor.

Nos galpões, além de exposições de flores premiadas e quadros tinham também cursos rápidos de ornamentações e vários entretenimentos. Em um dos galpões, o da rainha Juliana, estava exposto coisas pessoais dela. Uma das curiosidades é que na comemoração de casamento da rainha Juliana foi feito um prato de louça especial, porém, não foi colocada a data de 13 anos e sim 12 e 1/2. Eles são surpeticiosos! Outra curiosidade neste galpão foram os levantamentos de consumos, exportações, dentre outras, entre os dois países Holanda e Alemanha. Uma delas, que era engraçada, é que tem um vídeo que mostra a disputa da Holanda e Alemanha no futebol, em campeonatos como a copa, campeonato europeu e outros campeonatos e que na maioria das vezes a expectativa dos holandeses era de ganhar e quase nunca ganhava. Devido a este impasse com a Alemanha, na copa de 2010, uma empresa holandesa criou uma camisa que mudava de cor de acordo com a temperatura do seu corpo, e a propaganda da camisa foi feita num jogo da Holanda x  Alemanha. A camisa estava exposta e eu testei colocando a minha mão, muito legal. Olhem o vídeo da propaganda.


Paramos em um quiosque de panqueca e vi toda a preparação de mini panquecas, muito gostosas.

Agora, vou dizer que a minha maior expectativa foi frustrada, pois, quando chequei aos campos, onde esperava flores multicoloridas, vi, na verdade, um grande campo verde e algumas partes secas. É que este ano as flores deram mais cedo e aí não se tinham mais flores. O rapaz que cuida do moinho disse que não tem como eles preverem, mas, acho que deveriam então dar um desconto na entrada pela maravilha não vista.  Além disso, o parque está aberto até dia 20/05 e as flores já estão secando. Depois de muito andarmos e apreciarmos seguimos de volta a Leiden. No caminho passamos pelo corpus, um centro de exposição do ser humano. Não descemos, mas, me deu a curiosidade de conhecer. Chegando em Leiden, resolvemos conhecer um pouco. A cidade mesmo sendo feriado estava com seu comércio aberto e o movimento era muito grande. Leinden faz lembrar um pouco Amsterdam: muita agitação, barcos nos canais, cafés lotados. Lá é considerada uma cidade de estudantes. Viam-se muitos jovens nas ruas reunidos em grupos.

Consegui até fotografar um pé de maconha plantado colocado na janela...  mas, Leiden também tem uma parte moderna e colorida, um charme de cidade. Visitar o Keukenhof e aproveitar meu dia ao lado de ótima companhia, foi tudo de bom!!