domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cinema X Direitos

Ontem fomos ao cinema assistir o filme Alpha and Omega 3D, no cine Pathé aqui em Eindhoven. Como tudo aqui é pontual, as 10:00hs em ponto o filme começou. Quando tinha uns 15 min de filme, as luzes acenderam e começou a tocar uma música que deixou o filme mudo, mas, rodando. Todos ficaram incomodados, mas calados, até que um levantou e foi ver o que tinha acontecido. Logo depois voltou ao normal. Achamos estranhos de ninguém vir dar satisfação, pois, aqui sempre se explica quando algo não sai como eles querem. O Túlio até brincou dizendo que queria o dinheiro de volta. O filme continuou e esquecemos aquele incidente, afinal, não atrapalhou o divertimento do Pedro. A surpresa veio depois. Quando saímos da sala do cinema, estava uma pessoa com uns kits em uma sacola, com revistas, balas, biscoitos, ingresso para assistirmos o filme que quisermos até dezembro/11, um almoço com desconto de 50% no Sorbonne café restaurant, um desconto de 20% na loja  ICI Paris XL (essa loja eu adoro) e desculpas foram  pedidas. Olha a sensação de você ver seus direitos sendo respeitados é muito bom. Neste tempo que estou aqui, isso é uma das coisas que eu admiro, a consciência dos direitos e cidadania sendo colocados em prática no dia a dia.


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Red Light Eindhoven

Quando estava vindo para Holanda, sempre que comentava com as pessoas, elas diziam: a Holanda é tudo livre, sexo e drogas. Amsterdam sempre era citada como a cidade onde tudo acontece e as pessoas ainda diziam que não podia deixar de conhecer a Red Light Street, a  famosa rua das meninas na vitrine. Chegando aqui, comprovei realmente a liberdade da compra de droga nos coffee shop. Aqui próximo da minha casa tem um e quando fui a Amsterdam conheci a tão famosa rua das meninas. Adorei pelo fato democrático dos gostos expostos. As coisas são tão normais, sem muito barulho. Para você ter uma idéia, antes de ir a Amsterdam, se tivesse observado, por várias vezes passei em frente a rua das meninas na vitrine aqui em Eindhoven. Gente, o médico do Pedro fica na esquina. No Brasil seria a zona boêmia, porque tem sexo e droga, mas posso dizer que até descobrir não tinha nenhum detalhe que me chamava à atenção. A rua fica a direita da rua que sempre passo, e tem até uma placa, que até então não tinha notado. Não tem acesso aos carros e termina em uma praça. As meninas ficam nas vitrines como em Amsterdam, umas com roupas pequenas, outras com somente as de baixo, mas, nunca nu total. É muito interessante e não sei por que aqui também não é ponto turístico.


Almoço holandês

Fomos convidados por um casal, ela é brasileira e mora aqui na Holanda em torno de 20 anos e ele holandês, mas, já morou no Brasil, para um almoço. Primeiramente tive a opção de escolher o cardápio: comida brasileira ou comida holandesa. Confesso que sinto saudade da nossa comida, mas optei em experimentar a comida holandesa. Foi num belo domingo com direito a um lindo sol. Fomos recebidos com muito carinho. Na janela da casa ao vento estava a bandeira do Brasil cheia de balões verde e amarelo, fiquei emocionada. Ela nos contou que sua vizinha quando viu a bandeira logo lhe perguntou se ia ter festa e ela respondeu: hoje têm alegria, música, brasileiros na área. O cardápio foi muito bem preparado, com ajuda da família: sua nora holandesa preparou a sobremesa que tem todo um ritual. Nossa anfitriã, a cada prato servido, nos explicava de que era feito e como aqui tinham costume de comer. O que posso dizer de toda comida? Deliciosa... comemos muito bem ao som de músicas brasileiras escolhidas a dedo pelo anfitrião que tem um grande conhecimento e admiração pela musica brasileira, logo depois curtimos um pré carnaval lembrando todas as regiões do Brasil tocada pelo Zé van Diamantina. No final ainda trouxe uma marmitinha para não esquecer esse dia tão lindo e agradável.
Aqui vai as receitas dessa  deliciosa comida holandesa:


SOPA DE ERVILHAS À MODA HOLANDESA (ERWTENSOEP)
Ingredientes
500 g de ervilhas partidas
Parte de baixo do pernil de porco com carne (serve para fazer o caldo)
2 cubos de caldo de carne
250 g de costelinha de porco defumada (demolhada)
350 g de linguiça defumada
150 g de bacon
150 g de batatas
150 g de aipo-rabano (knolselderij)
100 g de cenoura (em pedaços)
1 cebola grande( cortadas em pedaços grande)
1colher de chá de louro em pó
2 colher de chá de pimenta do reino moída
1 1/2 alho porró (prei)  cortado em rodelas finas
3 colheres de sopa de folhas de aipo picada (selderij)
Salsinha, pimenta do reino e sal a gosto

Modo de Preparar
Deixe as ervilhas de molho em 2 lt de água durante 12 horas. Após isso escorra a ervilha e reserve.
Coloque a água em uma panela e cozinhe o pernil (mocotó do porco) com a cebola, o louro e os blocos de caldo de carne até que a carne começa soltar do osso,retire os ossos e corte a carne em pedaços e reserve.
No caldo coloque as outras carnes e deixe cozinhar ate que a carne esteja macia (+- 1 hora), coloque as ervilhas escorridas e deixe cozinhar em fogo baixo (retire sempre a espuma que a ervilha faz quando está cozinhando).
Junte à sopa, as batatas, a cenoura e o alho poro, de aipo-rabano (selderij)  e as folhas de aipo e cozinhe por mais meia hora.
Quando os legumes estiverem prontos, adicione a carne do pernil (mocotó) reservada. Tempere com a pimenta, sal e salsinha a gosto.

Servir com pão de centeio holandês com fatias finas de bacon cozido e um pouco de mostarda.
Obs.O bacon para o pão pode cozinhar dentro da sopa rapidamente e fatiar.

BOERENKOOL STAMPOT (COUVE HOLANDESA COM PURÊ DE BATATA)

1 kl de batatas
1 kl de couve frisada, lavada e picada sem talos
Leite
Pimenta do reino moída
Sal
1 linguiça defumada
200 grs toucinho defumado (cortado em cubinhos)

Modo de preparar
Descasque a batata e corte em pedaços pequenos
Lave e coloque no fundo da panela, por cima coloque a couve picada, meio litro de água
Sala gosto
Tampar a panela e deixar cozinhar até que a batata possa ser amassada com o amassador de batata (ardappelstamper)
A couve deve estar esmorecida, ( meio cozida)
Acrescentar leite e a manteiga ,pimenta e sal ( se necessário) até formar o purê
Fritar o toucinho crocante, adicionar ao purê
Colocar tudo numa travessa refractária e enfeitar com a linguiça
Levar ao forno 10 minutos, 180 graus.



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Valentijnsdag / Valentine's day / Dia dos namorados

Nesta segunda feira dia 14 de fevereiro de 2011, estou a comemorar o dia dos namorados, fiquei muito feliz por saber que este ano vou comemorar esta data 2 vezes. Para mim brasileira que sou, dia 12 de junho é oficialmente o dia. Como estou no momento aqui em Eindhoven/Holanda, faço questão de comemorar também. Se uma vez já é gostoso comemorar, duas fica delicioso. Aqui não poderia ser diferente, a terra das flores, o que mais vi foram pessoas levando flor, eu ganhei a minha, muito linda! Deixo aqui registrado minha homenagem para o meu namorado, marido que tanto amo!!! Feliz dia dos namorados europeu.