segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Missa Brasileira

Missa Brasileira

Ontem foi um dia especial para nós aqui na Holanda. Fomos convidados pela Zeli, uma brasileira muito capaz e dinâmica do Belém do Pará, que reside aqui na Holanda a 20 anos e é responsável pelo núcleo brasileiro da CLO (Centro  de latino americano), para irmos a uma missa brasileira na cidade de Handel. Fomos de ônibus, passando por vários povoados e descemos na cidade da Zeli, Lieshout, onde pegamos carona para Handel. Lieshout é uma cidade tipicamente holandesa onde fica a fábrica da Bavária, mas, o que me encantou foi que pela 1ª vez vi um moinho de vento, simplesmente lindo! Seguimos para Handel, onde fomos recebidos com muito carinho pela comunidade brasileira que ali se encontrava e pelos padres brasileiros da ordem das carmelitas descalços, que estão a 2 anos naquela comunidade. Quando disse que foi um dia especial foi porque estava sendo consagrada como patrona da comunidade , Nossa Senhora Aparecida. Foi uma linda missa! O Zé Van Diamantina tocou e alegrou a missa,  eu participei lendo uma prece. Até mesmo o Pedro participou indo até o altar junto com outras crianças para acender a vela do advento. Após a missa, reunimos na casa dos padres para uma confraternização regrada de lanche tipicamente brasileiro, cada delícia que deu saudade!!!! Fiquei feliz por termos selado amizades e vivido este dia. Obrigados a todos pelo carinho e a Deus por sempre nos iluminar.


E está nevando !!!!

Eu nem preciso falar o quanto estou encantada com a neve. Hoje foi uma tarde linda apreciando a neve cair.... Pedro divertiu!!!

É noite e continua nevando ....


sábado, 27 de novembro de 2010

Uai! Olha a neve!!

As previsões estavam todas indicando neve para esta semana e que iria começar na sexta. Ontem quando acordei a expectativa foi surpreendida por um tímido sol. Mas olhando as previsões continuava a indicar neve. Eu e o Tulio combinamos  que se nevasse teriamos que estar juntos para curtirmos. Então, não podia cair neve durante o horário de trabalho. E foi o que aconteceu! A tarde tambem não nevou. Mas continuava as previsões. Fui dormir por voltas das 23:30hs, estava muito frio e até aumentamos a temperatura do aquecedor. Mas, nada de neve. O Túlio permaneceu trabalhando no computador, quando por volta das 03:00hs da manhã ele me acordou: "Gi, levanta que tá nevando!". Parecíamos duas crianças vendo a neve, tipo mineiros vendo o mar pela 1ª vez, uai, como a natureza é perfeita! Acordei o Pedro, que estava bem sonolento, curtiu por uns 2 minutos e voltou a dormir. Somente agora de manhã que ele está admirando...a neve esta mansinha, mas as previsões é que vamos ter mais neve nesta próxima semana...uai, é muito legal!!!


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tuberculose na Holanda

Quando se chega à Holanda, têm-se vários protocolos a seguir para adquirir a permissão para residir no país. Um desses protocolos consiste em fazer um exame médico no departamento anti-tuberculose da GGD (que em português seria serviço de saúde comunitária), que tem que ser feito geralmente nas primeiras semanas que você está na Holanda. Como viemos pelo programa da universidade, todos esses protocolos a seguir nos foram direcionados por ela, então, ficamos aguardando para ir fazer o teste. Mas, eles esqueceram de nós. Próximo de completar 3 meses que estamos residindo aqui, lembraram da gente e marcaram o exame para o dia de hoje. Comparecemos no endereço marcado. Fica aqui registrado caso alguém tenha alguma dúvida ou queira alguma informação, Stadhuisplein,2, 3º andar, tel 040-2384075. Chegando lá, e como todos os lugares, na hora marcada fomos atendidos. A pessoa que nos atendeu foi muita educada e após o teste constatamos que estamos com o pulmão limpo (Como o esperado). Logo depois fomos encaminhados para outra sala. Explicaram que na chapa tirada do pulmão consta se a pessoa já desenvolveu a tuberculose. Porém, uma nova pesquisa está sendo desenvolvida para ver se, através do sangue, você já está infectado antes mesmo de desenvolver a tuberculose. Então, fomos convidados a ser voluntários. Era só retirar sangue, não precisava estar em jejum. Concordamos, respondemos um formulário e fizemos a doação do sangue. Logo depois, fomos presenteados com um vale de 10 euros cada para compra no Albert Heijn (Supermercado). Foi legal! Doar sangue e ainda poder fazer umas comprinhas no Albert! Ficamos no lucro, porque o Albert é bem carinho!!!


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saudades da família!!

Família é tudo de bom!
Amor de família é a coisa mais inexplicável , a gente ama e ama muito, as vezes não conseguimos dizer, mas conseguimos demonstrar...com um abraço apertado, um beijo, um afago....mas quando esta longe...nossa, só nos resta pedir HELP, ESTAMOS COM SAUDADES, AMAMOS VOCÊS!!


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Doce, doce...

Doce, doce, ah o doce de arroz enlatado daqui é simplesmente deliciooooso!!!É cremoso e não é muito doce, mas muito gostoso. Está sendo uma das minhas perdições !!!

domingo, 21 de novembro de 2010

Tarde de degustação

Depois de muitos dias sem ver o sol, ontem, sábado, amanheceu um belo dia ensolarado, daqueles dias em que você tem que aproveitar rápido, porque  a qualquer momento o tempo pode fechar e escurecer... Resolvemos então pegar o trem e conhecer alguma cidade vizinha. Programamos de visitarmos  Aarle-Rixtel , cidade natal do beato Padre Eustáquio,  muito considerado em Belo Horizonte/Minas Gerais. Antes de sairmos resolvemos ligar para o Zé Van Diamantina, mineiro, que tbem esta aqui estudando na TUe, que tem um blog  que eu sigo e vale a pena vocês conferirem, para sabermos se ele gostaria de juntar a nós. O Zé além de estudante, também é um grande músico e tem empolgado a galera aqui em Eindhoven, o que fez abrir sua rede de contatos. Então, ele nos convidou para um evento na cidade de Breda, um encontro para degustação de salgados brasileiros feito por brasileira. Achamos convidativo e mudamos nosso destino. Por volta das 12:00hs encontramos na estação com destino a Breda, onde conhecemos outros brasileiros. A viagem durou em torno de 40 minutos. Breda fica ao sul da Holanda, faz divisa com a Bélgica ao sul, tem em torno de 172.000 habitantes. A cidade é muito bonita, sua arquitetura, ruas de comercio, igrejas  em estilos góticos, parques e todo o charme das cidades europeias. Na estação de Breda encontramos mais brasileiros e com aquela alegria brasileira seguimos a pé para casa da anfitriã, a brasileira Isabel. Uma graça de pessoa, alegre, espontânea que nos recebeu muito bem. A tarde de degustação foi promovida pela Helô, brasileira, que tem uma empresa de fabricação de salgados, doces e pratos brasileiros.  Foi acompanhado de refrigerantes, vinho e a loura gelada, que estava congelando tipicamente no modo holandes, dentro de um balde de água, no quintal. Fizemos uma breve apresentação, os salgados foram servidos e estavam deliciosos. Foi uma tarde de alegria brasileira, boa comida, bebida, trocas de experiências, apoio, amizade e pra fechar uma boa música tocada pelo Zé van Diamantina. É muito bom encontrar brasileiros e como disse o Pedro: "a gente pode falar português aqui né mãe!". Todos presentes foram muitos receptivos e passamos um dia muito legal. Aqui é muito importante ter contatos brasileiros e sempre vivenciar a nossa cultura, que é muito linda!!!!





terça-feira, 16 de novembro de 2010

Nevoeiro em Eindhoven

Ontem registrei fotos daqui de casa, consegui até fotografar o por-do-sol. Hoje, eu não consegui enxergar direito a rua, o nevoeiro era grande, eu nunca tinha visto algo igual. O Túlio disse que está difícil atravessar a rua de bike, pois não enxerga nada. Nenhum avião pousou ou decolou hoje. A cidade mudou sua paisagem. Confiram meu registro!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fotos do dia

Hoje registrei daqui de casa, coisas simples que me chamaram à atenção.


domingo, 14 de novembro de 2010

Sinterklaas, St.Nicolaas ou Papai Noel

Independente do nome que lhe é dado, a figura é igual, sempre o bom velhinho de barbas brancas. Aqui na Holanda é chamado de Sinterklaas ou St.Nicolaas. Hoje foi o dia de sua chegada na cidade.Descobrimos a chegada de Sinterklaas, através da propaganda na tv, depois confirmamos no site . Ele sempre chega pelo rio, depois monta em seu cavalo branco e junto com seus "zwarte pieten" (ajudantes fieis), que tem a cara preta, devido, de acordo c6m a lenda, seu ajudante mais fiel ser o "Pedro Preto",  seguem pela cidade até um ponto central. Pra não ser diferente, hoje estava chovendo, mas, chuva não é problema! Eu, Túlio e Pedro tiramos de letra. Colocamos nossas fieis capa de chuva e fomos rumo ao rio. No meio do caminho, paramos no mapa para confirmar se estávamos no caminho certo. Ao retornar a caminhada, ouvimos barulho de banda e resolvemos parar. Foi quando apareceu do nada um ajudante de sinterklaas de bicicleta, que nos informou que a chegada tinha sido cancelada devido as condições meteorológicas e que tudo ia acontecer ali mesmo no centro.Distribuiu doces e biscoitos para Pedro, bateu fotos e seguiu. Nos também seguimos para a praça onde já se encontrava muitas pessoas e ai foi só alegria. Ajudantes a todo momento distribuindo biscoitos e doces, personagens típicos , mascote do PSV e até os personagens do star wars estavam lá, tiramos fotos,cantamos , conversarmos com um casal brasileiro que conhecemos, Pedro brincou com o filho deles, que também se chama Pedro e tem 3 anos. Enfim,  recebemos o sinterklaas que  faz parte da cultura holandesa e agora passa a fazer parte deste momento da nossa vida. E viva Sinterlaas!!!