domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween

A palavra Halloween tem origem na igreja católica.Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro. "Todo o dia de buracos" ( ou " Todo dia de Santos") é um dia católico de observância em honra de santos. Mas no século V  d.c, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano Nova céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O halloween marca o fim oficial do verão e o ínicio do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o ínicio do armazenamento de provisões para o inverno.

Aqui em Eindhoven não vi muita comemoração do halloween. Sei que aqui neste dia 30 , iniciamos um novo horário, atrasando em 1h nossos relógios.Também não começamos armazenar alimentos para o inverno, mas sim, comprar roupas para nos proteger do frio. Esta foi a passagem do dia de halloween. Os registros que consegui foi somente de uma vitrine de loja no centro e uma janela decorada aqui na minha rua. Assim fica registrado o "dia a dia" de "halloween".


 

Fonte de referência: Folha de São Paulo / Estadinho (30/10/1999)
Guia dos curiosos: http:/www.guiadoscuriosos.com.br/

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia a dia de bicicleta

Sempre soube que na Holanda a bicicleta é o meio de transporte muito usado. Aqui em Eindhoven pude constatar isto. Depois de uns dias de adaptação sentimos a grande necessidade de ter uma bicicleta. Fiquei em dúvida de como seria meu desempenho, afinal, andar de bicicleta fazia parte de um passado não muito recente. Começamos a procurar bicicleta de segunda mão que é mais barata. A primeira veio de presente doada pelo Paulo, que também é brasileiro e estava indo embora. A segunda compramos pelo anúncio de um site de compra e venda de usados. Quem nos vendeu foi um italiano que aproveitou da nossa pouca prática na compra de bicicletas e com o uso de sua lábia nos vendeu gato por lebre. Neste ponto, vou te falar, parecia mais brasileiro! Resultado: tivemos que fazer alguns reparos nas bicicletas.

Começamos a treinar mais próximo da nossa casa. Depois de alguns dias de treino a bicicleta passou a ser usada pelo Túlio para ir à universidade. Não parou mais. Eu deixei minha estréia mais pra frente. Assim que compramos a cadeirinha para Pedro não teve jeito, tinha que leva-lo e busca-lo da escola. Agora é difícil sair sem ela. È muito gostoso. Ainda não tenho a destreza do holandês, que é incrível sobre a bike, conversa de celular, sinaliza, segura guarda-chuva, anda de mini-saia, vestido longo, terno, salto alto e o melhor, não tem idade. As cabecinhas brancas circulam com a maior segurança. A cidade também ajuda, pois, é toda preparada para circulação das bikes. Estou amando esta nova pratica em minha vida.

" Festa estranha....mas legal"!

Aqui acontece cada situação engraçada! Assim que chegamos, fomos convidados para uma recepção de boas vindas, oferecido pela imobiliária. Legal, dia e  horário marcado, estávamos prontos. Conferimos o endereço que era próximo da nossa casa e fomos. A rua ficava do lado a nossa, localizamos o  numero, mas não vimos nenhum movimento.Aguardamos, pois, estávamos um pouco adiantado. Ficamos observando se chegava alguém ou se ouvia algum baralho, mas, nada. Quando deu a hora marcada, chegou um micro ónibus, estacionou, montou as mesas, colocaram os aperitivos e começaram a servir.Eu fiquei admirada, no meio da rua,as pessoas convidadas (chineses, coreanos, espanhóis, ingleses e outros que não identifiquei) foram chegando e tudo acontecendo ali mesmo. As pessoas que moram em frente, nem deu as caras e quem passava também não se importava. Não posso deixar de comentar que os aperitivos estavam deliciosos. E pra terminar, quando deu a hora marcada para acabar, começaram a despedir, juntaram tudo e tchau.Fiquei pensando, se fosse no Brasil?!?!Para mim foi a situação muito diferente e inusitada!




segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Meu lar doce lar



Paisagens de outono

Fui privilegiada quanto a  paisagem de fundo da minha casa. É um lindo jardim, onde se abriga coelhos e lindos pássaros.. Achei fantástico a transformação da natureza com a entrada do outono, as folhagens se amarelando... é muito lindo!!!

Genneper parken

Domingo é dia de passear no parque! No domingo dia 17/10/10, fomos conhecer o Genneper parken. Um bela reserva natural bem próximo do centro de Eindhoven. É um parque com vários acontecimentos desportivos e recreativos. Optamos em conhecer a parte da fazenda orgânica, sua sede, as criações ( porco, pato, galinhas e vacas), a fábrica de queijo, que nos fez lembrar a delícia dos queijos mineiros. Foi muito divertido! Vale a pena fazer o passeio de bicicleta ou a pé. São belas paisagens! 

 
 
 
 
 

Feijoada brasileira

Feijoada brasileira com brasileiros. Que delícia! 
O encontro foi sábado dia 23/10/10, fomos convidados pelo casal Mirella e Jorge, brasileiros.
Tudo foi muito bem preparado, a feijoada ficou deliciosa! Que saudade, do Brasil!
E o clima ficou de acordo, frio e chuva.
Tivemos a presença do mineiro Zé van diamantina, que com seu violão deixou todos os brasileiros presentes à  vontade pra soltar a voz.
Encontro brasileiro é assim, boa comida, boa música e bons companheiros.
Fica aí registrado alguns dos bons momentos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pedro descobrindo Eindhoven












Um pouco de Eindhoven

Eindhoven é o local de um dos mais antigos assentamentos na Holanda, com uma história que remonta a cerca de 2500 anos. A cidade de Eindhoven é uma das mais antigas da Holanda, maior cidade do sul e a 5ª maior.
Eindhoven é uma cidade verde,  é um próspero centro regional, com uma excelente escolha de restaurantes, bares, lojas e locais de cultura. Os cafés terraços são locais interessantes para se sentar e assistir o mundo passar. A área circundante é pontilhada com pitorescas aldeias e há uma abundância de florestas para aqueles que querem um gosto do campo.
É uma cidade do esporte: além da equipe de futebol do PSV, também se destaca na natação e equitação. Existem excelentes instalações desportivas.
Eindhoven é um centro de tendência de fixação de inovação e tecnologia.











Como vim morar em Eindhoven

Companheira, acompanha. O Túlio meu marido, fazendo seu doutorado na área de elétrica na UFMG, resolveu entrar  no programa de doutorado sanduíche. A princípio era para Portugal, o que me deixou tranqüila, afinal, somos irmãos.

Eu sempre gostei de mudar, mudei várias vezes de cidade: Barão de Cocais, Divinópolis, Belo Horizonte, Leopoldina, que é a cidade natal do Pedro, nosso pequeno, mas, nunca saí de Minas. De visual então já consegui ser esbelta, engordei, pintei o cabelo de vermelho, voltei pra preto, usei curto, longo e assim as mudanças fazem parte do meu dia a dia. Europa sempre foi sonho de consumo a ser realizado num futuro não muito próximo. A notícia veio. O convite era da Holanda, Eindhoven,com data marcada: 01 de setembro de 2010, só faltou marcar a hora. Foi tudo muito rápido, documentos, mudança, despedidas... a ficha ainda não tinha caído, só conseguia pensar...Holanda, moinhos de vento, tulipas, canais...e agora aqui estou, eu, Túlio e Pedro, morando e vivendo o dia a dia em Eindhoven.